1. FutSantos

Do Torno Mecânico ao Campo: Ávalos, Campeão Brasileiro, Inicia Carreira como Treinador

Por Redação FutSantos em 08/10/2024 14:29

De Torneiro Mecânico a Campeão Brasileiro: A História de Ávalos

Cristiano Ávalos, o ex-zagueiro que ergueu a taça do Campeonato Brasileiro pelo Santos em 2004, começa um novo capítulo em sua trajetória no mundo do futebol: a carreira de treinador. Aos 46 anos, o paranaense assume o comando do Toledo, equipe que disputa a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense.

A paixão pelo esporte sempre esteve presente na vida de Ávalos. Desde criança, ele sonhava em ser jogador profissional, mas a realidade da família humilde o obrigou a buscar trabalho. "Eu era de uma família muito humilde e, aos 17 anos, precisava trabalhar. Fui fazer um curso no Senai e lá eu era um dos melhores alunos. Eles me oportunizaram como um emprego, e eu comecei em uma grande empresa de Cascavel a trabalhar na função de torneiro mecânico", relembra Ávalos.

O destino, no entanto, reservava outros planos para o jovem Ávalos. Um churrasco entre amigos, em que ele participava apenas por acaso, mudou o rumo da sua história. "Eu tinha dois amigos do meu bairro que jogavam no Cascavel. A equipe profissional foi fazer um treino e ia ter churrasco depois. Eles sabiam que eu estava de férias e perguntaram se eu não queria ir. No dia seguinte joguei de novo, e o treinador fez o convite para eu fazer parte do elenco do Cascavel", conta.

A partir desse momento, Ávalos se dedicou de corpo e alma ao futebol. "Lembro que eu observava o que os jogadores faziam na televisão e tentava recriar sozinho em casa. Até hoje o pessoal acha que eu sou canhoto, mas eu sou destro. Eu só aprendi a bater na bola de perna esquerda, de tanto chutar bola na parede, no muro lá de casa. Até tive problema com meu pai por causa disso aí", brinca Ávalos.

Do Athletico ao Santos: Uma Trajetória de Sucesso

Em seis meses, Ávalos deixou o trabalho como torneiro mecânico para se dedicar ao Cascavel. Sua performance em campo chamou a atenção do Athletico, onde teve a oportunidade de trabalhar com o técnico Abel Braga. "Ele me viu jogando e quando acabou o treino falou que queria conversar comigo na sala dele. Eu achei que ele ia me mandar embora, eu fui o último a tomar banho e cheguei na sala dele tremendo. Aí ele falou vamos subir no escritório, fiquei com mais medo ainda. Eu era inexperiente, não sabia nem o que era um cartão de crédito ainda. Abel me deu oportunidade de estrear no Athletico e as coisas foram acontecendo", relembra o zagueiro.

Ávalos se destacou no Athletico e posteriormente no Paraná Clube, onde viveu seu auge como jogador. Seu desempenho no Paraná Clube chamou a atenção do Santos , um dos maiores clubes do Brasil. "O melhor momento da minha carreira foi no Santos . Sem dúvidas. Eu tive que me adaptar a um outro nível de futebol, joguei com atletas de seleção brasileira", afirma.

A conquista do Campeonato Brasileiro de 2004 pelo Santos marcou para sempre a carreira de Ávalos. "Minha melhor lembrança como jogador foi o título brasileiro de 2004, foi um sonho realizado. Desde criança eu pensava em um grande título nacional e conquistei, não é fácil mas é emocionante, não tem como explicar", revela Ávalos.

Da Aposentadoria à Nova Jornada: A Experiência como Treinador

Após se aposentar dos gramados em 2014, Ávalos dedicou-se à agropecuária. Mas a paixão pelo futebol o fez retornar ao esporte, desta vez como treinador. "Quando eu parei, eu tentei sair do futebol. Eu tinha alguns negócios na agropecuária e fui para esse ramo, mas depois de alguns anos fora do futebol, parece que alguma coisa ficava me chamando: 'você tem que voltar, tem que voltar'. Eu estava feliz com o que fazia, mas apareceu uma oportunidade e eu não pensei duas vezes", explica Ávalos.

A experiência como treinador começou nas categorias de base do FC Cascavel, o mesmo clube onde iniciou e encerrou a carreira como jogador. "Eu nunca pensei que seria treinador, eu queria fazer parte do pessoal dentro do campo, um auxiliar técnico, talvez um preparador físico, alguém que tivesse bem próximo ali, mas ser treinador principal eu nem tinha pensado. As coisas foram fluindo para isso e fui gostando do que estava fazendo, dos desafios dentro da profissão, isso me motivou", conta.

A experiência como treinador nas categorias de base do FC Cascavel, onde ele comandou o sub-17 e o sub-19, preparou Ávalos para o desafio de assumir o comando do Toledo. "As categorias de base me deram a oportunidade de escolher jogadores, características, montar minha equipe. Eu ajudei a iniciar as categorias de base do Cascavel e isso me trouxe muita satisfação, e muito trabalho também. Nesse processo fui aprendendo sobre parte técnica, parte tática, parte psicológica, formando opiniões e encaixando um trabalho", destaca.

A gestão de um grupo de atletas é um dos maiores desafios para um treinador, como Ávalos reconhece. "O mais difícil como técnico é a gestão do grupo, porque você trabalha com 25 ou 30 atletas e mais 10 pessoas da comissão tendo que gerir todas as pessoas e convencê-las a irem para o mesmo caminho, fazer parte de um projeto. Só 11 atletas jogam, quase 20 ficam de fora de cada partida, então é complicado administrar", desabafa Ávalos.

Um Legado de Paixão pelo Esporte: Ávalos e a Filha

A paixão pelo esporte é transmitida de pai para filha na família Ávalos. Nataly Oliveira Ávalos, filha do ex-jogador, é atleta de atletismo. "Ela é atleta velocista, foi seis vezes campeã paranaense nos 100 e nos 200 metros. É um orgulho. Hoje faz faculdade de fisioterapia, está se encaminhando para ter a vida dela. O que importa é ter uma vida tranquila, honesta, fazer as coisas sempre do jeito certo, sempre trabalhando, mas também curtindo a vida, se divertindo. Não precisamos muito mais do que ter saúde e respeito profissional que é muito importante", afirma Ávalos.

A trajetória de Ávalos no futebol é um exemplo de superação e dedicação. Do torneiro mecânico ao campeão brasileiro, ele trilhou um caminho repleto de desafios e conquistas. Agora, como treinador, ele busca novos desafios e a oportunidade de inspirar outros jovens talentos.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos