1. FutSantos

Sala Inclusiva no Santos: Um Espaço para Torcedores com Deficiências

Por Redação FutSantos em 02/04/2024 22:21

Iniciativa Inclusiva do Santos

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Santos Futebol Clube anunciou uma iniciativa significativa: a criação de uma "sala inclusiva" no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro).

Um Espaço para Todos

Esta sala, localizada junto às arquibancadas, foi projetada para oferecer um ambiente mais tranquilo e acolhedor para torcedores com deficiências variadas ou múltiplas. Com menos barulho e menos pessoas, eles poderão assistir aos jogos com suas famílias.

Sensibilidade e Empatia

O presidente do clube, Marcelo Teixeira, destacou a importância da iniciativa, ressaltando a sensibilidade, respeito e empatia do Santos . "Queremos as famílias presentes, permitindo uma grande interação. Hoje, no Dia Mundial da Conscientização ao Autismo, demonstramos mais uma vez sensibilidade, respeito, empatia e levamos mais essa energia positiva ao nosso público e vamos caminhando em busca de novas conquistas".

Parcerias e Benefícios

Esta ação é uma parceria entre o Santos , a Special Olympics e a Prefeitura de Santos . Vinicius Savioli, gerente do Programa Missão e Inclusão da Special Olympics, explicou que a "sala inclusiva" não é um espaço clínico, mas um local de lazer para torcedores.

"É um lugar onde jovens, crianças e adultos com deficiência intelectual, com as suas famílias, poderão assistir ao jogo. É um lugar de lazer e de torcedores. Muitas vezes, no estádio, eles não conseguem se adaptar por causa do barulho, pela quantidade de gente", disse Savioli.

Apoio de Willian Bigode

A iniciativa foi inspirada por Willian Bigode, atacante do Santos que tem um filho com Síndrome de Down. "Ele foi fundamental nessa aproximação", pontuou Savioli.

Espaço Adequado

A coordenadora de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência, Cristiane Zamari, explicou que o espaço foi escolhido após reuniões entre o Santos e a Prefeitura. "Tivemos uma reunião in loco para desenhar o espaço mais adequado, menos nocivo nas questões sensoriais e com móveis e banheiros familiares. Pensamos e fomos construindo juntos a projeção de um espaço que possibilita acolhimento às famílias".

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos