- FutSantos
- Santos FC: Preparação Intensa para a Copa São Paulo
Santos FC: Preparação Intensa para a Copa São Paulo
Por Redação FutSantos em 11/12/2024 08:13
Preparação Intensa para a Copa São Paulo
O Santos Futebol Clube, tricampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, almeja quebrar o jejum de títulos na competição, ausente desde 2014. A última participação culminou em derrota para o Palmeiras na grande final de 2022. Para retornar ao pódio, o clube promoveu mudanças significativas.
Uma reformulação substancial no elenco sub-20 se fez necessária. Aproximadamente metade dos jogadores que integraram a equipe na edição anterior foram substituídos. Além disso, houve alteração no comando técnico, com Leandro Zago assumindo o lugar de Orlando Ribeiro.
Sob o comando de Zago, a equipe aprimora a preparação visando a competição. O foco está na implementação de um estilo de jogo que respeita a tradicional ofensividade do Santos , combinada com intensidade e competitividade.
A Filosofia de Jogo de Leandro Zago
Em suas declarações, o treinador Leandro Zago destaca a importância de manter a identidade ofensiva do clube: "? Dentro desse prazo curto, algumas ideias a gente tem buscado. Primeiro é sustentar a ideia e identidade do clube. Isso é primordial. Um jogo ofensivo, baseado na técnica. Para jogar futebol hoje precisamos ter apoio na questão física. Jogadores competitivos e intensos para um jogo assim. O jogo pede isso. Se você não compete, você não tem a bola. Se você não tem a bola, você não joga com ela. Você precisa disso e é o que estamos buscando implementar. É uma forma de treino e jogo que mudaram um pouco a rota do que eles vinham fazendo."
Zago enfatiza a necessidade de adaptação física, tática, técnica e mental dos jovens atletas. Os treinos são intensos, exigindo alta concentração e buscando um estilo de jogo baseado em um contra um, característica marcante da história do clube. "? Está tendo uma adaptação física, tática, técnica e mental. Um nível de treino que exige muita concentração e intensidade. Queremos sustentar esse jogo para que possamos basear o jogo na questão dos atacantes que vão buscar o um contra um o tempo todo. É uma identidade que o clube tem. Os treinos estão buscando isso. Cobrança de intensidade e pressão na bola para que a gente consiga ter muito jogador que ataque a área, o um contra um e gere muitas finalizações. É o que identificamos na cultura do clube. É um tempo curto, mas acredito que chegaremos na Copa São Paulo relativamente bem para entregar esse jogo."
A mescla de jogadores sub-20 com atletas do time sub-17 campeão paulista adiciona experiência e talento ao grupo, segundo o técnico.
Elenco e Estratégia
O técnico Leandro Zago está integrando jogadores da base sub-17 ao elenco sub-20, unindo a experiência do título paulista sub-17 com a juventude e o potencial da categoria de base. Entre os reforços estão o goleiro João Pedro, os laterais Rafael Gonzaga e Vinícius Lira, os zagueiros João Ananias e João Alencar, o meia Pepê Fermino e os atacantes Mateus Xavier e Juninho.
Zago reconhece que a integração exige adaptação ao ritmo mais acelerado do futebol de base. "? É uma geração que qualifica muito tecnicamente o nosso trabalho. Claro que são jovens que estão se adaptando a frequência do treino, do jogo, que é um pouco diferente. É um ritmo mais acelerado, mais rápido. Isso é natural no futebol. Estão se adaptando. E temos uma base de dois meses que passou pelo processo de Aspirantes, reta final de Paulista e Copa Atlântico. Já vínhamos criando uma identidade, uma intensidade diferente para poder absorver os jovens que estão subindo, qualificar o treino e, consequentemente, o jogo. É uma adaptação. Ela leva tempo. Acredito que é um processo. Vamos chegar na Copa São Paulo bem, mas ainda distante daquilo que é o ideal que a gente pode alcançar devido ao potencial desse grupo."
A estratégia para a Copinha inclui a avaliação de todos os jogadores inscritos durante os treinos e jogos preparatórios, buscando definir o time titular somente próximo à estreia.
Desafios e Expectativas
O Santos estreia na Copa São Paulo no dia 3, contra o Tirol-CE, no grupo 7 em Araraquara, que também inclui Ferroviária e Jaciobá-AL. Zago pretende dar oportunidades a todos os jogadores inscritos, buscando a formação de um elenco competitivo e motivado. "? Estamos oportunizando todos. Tivemos um primeiro jogo-treino na sexta-feira. Temos outro contra o Corinthians no sábado. Estamos construindo algumas coisas que já vinham sendo feitas, mas inserindo esses jovens jogadores e rodando muito. Claro que cada vez vai fechando mais, vai priorizando e centralizando os que tem mais desempenho. É uma concorrência interna entre eles. Saudável e leal. Quero que todos se mantenham motivados e buscando espaço."
O treinador adverte sobre a exigência física e mental da competição, lembrando que o time que inicia a Copa São Paulo nem sempre é o mesmo que chega à final. "? Falo muito para eles que, por experiência de Copa São Paulo, estou indo para a nona, o time que estreia não é o que joga a final. Infelizmente passa por lesão porque é uma competição de resistência. Vai ter suspensão, você precisa competir muito e toma cartão amarelo ou vermelho. Todos tem que estar mobilizados e para isso temos que fazer uma gestão de elenco legal para ter 25, 30 jogadores com a sensação que podem jogar qualquer jogo treinando e competindo bem."
A expectativa é de uma participação competitiva, buscando a tão almejada taça da Copinha.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros